terça-feira, 21 de novembro de 2017

A melhor escola é o futebol.



Voltava para casa depois do empate do Ceará no Castelão contra o América-Mg em setembro de cabeça baixa. O time perdera mais pontos essenciais na tentativa de subir de divisão e  fora dominado na maior parte da partida por um clube que brigava diretamente pelo acesso. Refiz o caminho até minha casa e meu quarto repassando os lances do jogo, escutando análises e tentando aceitar que o ano de 2017 não teria o final desejado. Estava conformado.

Pouco mais de dois meses depois daquele jogo, a metade alvinegra da capital alencarina está mais uma vez em júbilo. Buzinas, camisas e sorrisos transformam a cidade. Após 6 anos jogando a segunda divisão, voltamos à elite. Conseguimos!
A confiança no time demorou a voltar mais do que me permito dizer. E, olhando para a certeza daquele dia azedo de setembro, reconheço que o futebol, sempre ele, trás mais uma lição para a vida. Naquela época eu e quantos mais torcedores pensamos que o acesso não viria. Voltamos para casa e tentamos dar continuidade à labuta de cada dia. Fracassei algumas vezes. Parava e me chateava novamente com o jogo. Teimoso.

Teimosos também foram Éverson, Cameta, Pio, Rafael Pereira, Luiz Otávio, Romário, Rafael Carioca, Raul, Richardson, Pedro Ken, Ricardinho, Lima, Roberto, Elton, Leandro Carvalho, Magno Alves e Marcelo Chamusca. Obrigado pela teimosia. Teimosia em forma de dedicação e profissionalismo. Teimosia de permanecer em busca das oportunidades e objetivos. Teimosia de refletir sobre o revés e voltar melhor no próximo dia. Teimosia que os coloca na memória de milhões de torcedores de um time centenário. Teimosia que me lembrou que a vida é feita de trabalho em busca de objetivos e o prazer do sucesso.

Naquele dia de setembro quase tudo ao meu redor parecia conspirar contra mim, pessoalmente e profissionalmente. Hoje meros dois meses e poucos depois, todos os problemas daquela época foram resolvidos. E isso só aconteceu porque ao acompanhar O mais querido continuei exercitando minha teimosia. Não me conformei.

Pelas lições de vida, mais uma vez, obrigado Ceará Sporting Club.



Oliveira Terceiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário