Cristiano Ronaldo dos
Santos Aveiro, certamente mesmo que você nunca tenho assistido uma partida de
futebol já ouviu ou leu o nome do português, dono de marcas espetaculares na carreira
uns o taxam de arrogante, prepotente e narcisista, outros vêem no gajo um dos
atletas mais incríveis que já vimos no esporte e tem na competitividade uma das
suas características mais marcantes, chegando a protagonizar cenas curiosas em
jogos e treinos. Mas a carreira do
portuga é incrível desde o começo, e sua gana por vitórias e mais vitórias já
era percebida desde os tempos de Sporting de Lisboa até sua chegada ao poderoso
Manchester United na Inglaterra, onde ganhou tudo e mais um pouco tanto no
âmbito coletivo e individual: campeonato inglês, UEFA Champions League, a tão
sonhada Bola de Ouro, gols e mais gols, o português despertou o sonho do
poderoso Real Madrid e embarcou rumo a Espanha, atrás de mais motivação e
marcas incríveis. E este ano, ele ajudou a levar sua seleção nacional ao belo
título da Eurocopa.
Prazer leitor
Perceba que nesta
breve introdução dei ênfase às marcas e
recordes do gajo e isso desperta o interesse, claro, de marcas mundialmente
conhecidas que buscam ter sua imagem ligada ao sucesso, às conquistas e ao
perfil dele como pessoa e atleta. Veja se você conhece as seguintes “brands”: Armani, Kentucky Fried
Chicken, Herbalife, Castrol, Tag Heuer, Pokerstars, Clear, CR7 Footwear, Hoteis
Pestana CR7, Nike...é amigo, é um arsenal dos mais repletos segmentos
representados numa só pessoa. Automobilístico, roupas, relógios, moda,
entretenimento, alimentação, Ronaldo acumula além de suas conquistas muita,
muita grana mesmo, e esta semana foi anunciada a assinatura de um contrato
vitalício com a Nike, fornecedora de material esportivo pessoal dele, com um
valor fixo e outro montante variável.
Evento da Castrol e sua grande estrela
Pô Denis, só
fala de marca,nome, blá blá blá, cade o $$$? Vê aí um pouco do potencial da
fera:
- Salário no clube – 32 milhões de euros/ano (mais bônus por desempenho individual e coletivo);
- Pokerstars – 2 milhões de euros por ano, desde 2015;
- Castrol – 6 milhões de euros por ano, desde 2009;
- Kentucky Fried Chicken – acordo voltado para o mercado asiático, rende 1,5 milhões de euros por ano desde 2013;
- Hotéis – Ronaldo investiu aproximadamente 15 milhões de euros e construiu dois prédios, um em Funchal e outro em Lisboa;
- Novo acordo com a Nike – 20 milhões de euro/ano (valor fixo, que pode variar até 40mi/ano);
- Faturamento dos patrocinadores – 176 milhões de dólares/ano (aqui tratamos do retorno que a marca obtém investindo no craque, este valor é o somatório total das marcas em questão);
- Valor de mercado – 130 milhões de euros (o Real não deve imaginar vender seu maior astro, tendo inclusive seu contrato renovado até 2021);
Todos
os valores são aproximados, nós do blog buscamos referências em
conceituados portais, como: Transfermarket; Forbes; Espn; Skysports.
CR7 no anúncio de sua renovação com o Real
A receita é infalível, enquanto o cara é uma máquina
de gols e desempenho em campo, seus patrocinadores pagam rios de dinheiro ao
atleta e têm todo o tipo de retorno possível e imaginável, aquela propaganda
escrota do ClearMen anticaspa, o gajo simulando partidas de poker no seu
celular, é impressionante a quantidade de associações que são feitas nessa
relação atleta – patrocínio. Mas como o Return on investiment funciona?
Vejamos de uma maneira simplificada a fórmula: ROI (%) = [(Lucro – Custo do
Investimento) / Custo do investimento] x 100; imagine que a Pokerstars pagou 1 milhão de
euros numa campanha estrelada por Ronaldo, e teve retornos em seus torneios
arrecadando 4 milhões, temos que [(4 – 1) / 1] X 1 = 3, A ABSURDA marca de 300% de ROI.
Caramba e
ainda tem a grana que ele embolsa no clube né? Exatamente
camarada, mais dinheiro, mais rentabilidade, mais retorno. Num clube de ponta
como o Real Madrid a marca é explorada com primor, expansão a Ásia já é
realidade, contratos multimilionários com fornecedor de material esportivo,
patrocínios de camisa, placas de publicidade em centros de treinamento e um
tipo peculiar de associação, muito comum em potências européias. Para celebrar
grandes títulos, ou inícios de temporada, o pessoal recebe alguns
“brinquedinhos” para usar, carros da marca Audi, geralmente lançamentos, são
“doados” para os jogadores exibirem nas ruas e criar ainda mais a sensação de
poder e sucesso, aliados a Audi e o potencial do clube.
Uns chamam de exagero, outros apenas apreciam, há
ainda aqueles que insistem em minimizar o portuga, e ressaltar sua rivalidade
com Lionel Messi...eu prefiro apenas assistir os gols, jogos, e saber que um
dia poderei contar aos meus filhos que vi um dos melhores atletas que o mundo
do esporte presenciou, independente da conta bancária dele aumentar ou
diminuir, e torcer também pra quem sabe um dia ganhar 1% dessa grana aí.
É muito dinheiro, menino! Bem que todos esses números poderiam ser comum a todos os Ronaldos, num é? Hehehe. Excelente post, Denis!
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