sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Cri$$$tiano Ronaldo, máquina de gols e dinheiro

Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro, certamente mesmo que você nunca tenho assistido uma partida de futebol já ouviu ou leu o nome do português, dono de marcas espetaculares na carreira uns o taxam de arrogante, prepotente e narcisista, outros vêem no gajo um dos atletas mais incríveis que já vimos no esporte e tem na competitividade uma das suas características mais marcantes, chegando a protagonizar cenas curiosas em jogos e treinos.  Mas a carreira do portuga é incrível desde o começo, e sua gana por vitórias e mais vitórias já era percebida desde os tempos de Sporting de Lisboa até sua chegada ao poderoso Manchester United na Inglaterra, onde ganhou tudo e mais um pouco tanto no âmbito coletivo e individual: campeonato inglês, UEFA Champions League, a tão sonhada Bola de Ouro, gols e mais gols, o português despertou o sonho do poderoso Real Madrid e embarcou rumo a Espanha, atrás de mais motivação e marcas incríveis. E este ano, ele ajudou a levar sua seleção nacional ao belo título da Eurocopa.

        Prazer leitor

Perceba que nesta breve introdução  dei ênfase às marcas e recordes do gajo e isso desperta o interesse, claro, de marcas mundialmente conhecidas que buscam ter sua imagem ligada ao sucesso, às conquistas e ao perfil dele como pessoa e atleta. Veja se você conhece as seguintes “brands”: Armani, Kentucky Fried Chicken, Herbalife, Castrol, Tag Heuer, Pokerstars, Clear, CR7 Footwear, Hoteis Pestana CR7, Nike...é amigo, é um arsenal dos mais repletos segmentos representados numa só pessoa. Automobilístico, roupas, relógios, moda, entretenimento, alimentação, Ronaldo acumula além de suas conquistas muita, muita grana mesmo, e esta semana foi anunciada a assinatura de um contrato vitalício com a Nike, fornecedora de material esportivo pessoal dele, com um valor fixo e outro montante variável.

                                          Evento da Castrol e sua grande estrela

Pô Denis, só fala de marca,nome, blá blá blá, cade o $$$? Vê aí um pouco do potencial da fera:


  • Salário no clube – 32 milhões de euros/ano (mais bônus por desempenho individual e coletivo);
  • Pokerstars – 2 milhões de euros por ano, desde 2015;
  • Castrol – 6 milhões de euros por ano, desde 2009;
  • Kentucky Fried Chicken – acordo voltado para o mercado asiático, rende 1,5 milhões de euros por ano desde 2013;
  • Hotéis – Ronaldo investiu aproximadamente 15 milhões de euros e construiu dois prédios, um em Funchal e outro em Lisboa;
  • Novo acordo com a Nike – 20 milhões de euro/ano (valor fixo, que pode variar até 40mi/ano);
  • Faturamento dos patrocinadores – 176 milhões de dólares/ano (aqui tratamos do retorno que a marca obtém investindo no craque, este valor é o somatório total das marcas em questão);
  • Valor de mercado – 130 milhões de euros (o Real não deve imaginar vender seu maior astro, tendo inclusive seu contrato renovado até 2021);


Todos os valores são aproximados, nós do blog buscamos referências em conceituados portais, como: Transfermarket; Forbes; Espn; Skysports.

                                              CR7 no anúncio de sua renovação com o Real

A receita é infalível, enquanto o cara é uma máquina de gols e desempenho em campo, seus patrocinadores pagam rios de dinheiro ao atleta e têm todo o tipo de retorno possível e imaginável, aquela propaganda escrota do ClearMen anticaspa, o gajo simulando partidas de poker no seu celular, é impressionante a quantidade de associações que são feitas nessa relação atleta – patrocínio. Mas como o Return on investiment funciona? Vejamos de uma maneira simplificada a fórmula: ROI (%) = [(Lucro – Custo do Investimento) / Custo do investimento] x 100; imagine que a Pokerstars pagou 1 milhão de euros numa campanha estrelada por Ronaldo, e teve retornos em seus torneios arrecadando 4 milhões, temos que [(4 – 1) / 1] X 1 =  3, A ABSURDA marca de 300% de ROI.

Caramba e ainda tem a grana que ele embolsa no clube né? Exatamente camarada, mais dinheiro, mais rentabilidade, mais retorno. Num clube de ponta como o Real Madrid a marca é explorada com primor, expansão a Ásia já é realidade, contratos multimilionários com fornecedor de material esportivo, patrocínios de camisa, placas de publicidade em centros de treinamento e um tipo peculiar de associação, muito comum em potências européias. Para celebrar grandes títulos, ou inícios de temporada, o pessoal recebe alguns “brinquedinhos” para usar, carros da marca Audi, geralmente lançamentos, são “doados” para os jogadores exibirem nas ruas e criar ainda mais a sensação de poder e sucesso, aliados a Audi e o potencial do clube.


Uns chamam de exagero, outros apenas apreciam, há ainda aqueles que insistem em minimizar o portuga, e ressaltar sua rivalidade com Lionel Messi...eu prefiro apenas assistir os gols, jogos, e saber que um dia poderei contar aos meus filhos que vi um dos melhores atletas que o mundo do esporte presenciou, independente da conta bancária dele aumentar ou diminuir, e torcer também pra quem sabe um dia ganhar 1% dessa grana aí.

Um comentário:

  1. É muito dinheiro, menino! Bem que todos esses números poderiam ser comum a todos os Ronaldos, num é? Hehehe. Excelente post, Denis!

    ResponderExcluir