terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Um sonho interrompido


(Quase)Todo garoto no Brasil já sonhou em ser um jogador de futebol. O novo Ronaldo Fenômeno, Ronaldinho Gaúcho, Romário, Neymar...a escolha do jogador admirado e o sonho de imitá-lo depende da idolatria que cada um nutre pelos inúmeros grandes gênios já produzidos pelo futebol nacional. Nos tempos modernos, a globalização, a internet e as TV's à cabo nos aproximaram ainda dos campeonatos e craques internacionais. Messi, Cristiano Ronaldo, Pogba...não há limites para as cabecinhas sonhadoras dos jovens garotos, da periferia aos bairros nobres, das quadras das escolas públicas aos grandes ginásios dos colégios particulares: todo menino quer ser um astro do futebol.

Dario Scuderi em ação pelo Borussia

Dario Scuderi também tinha esse sonho. Na verdade, ele ainda o tem. A questão é que um sonho que parecia logo ali, ao alcance das mãos, agora se encontra bastante longe. Meados de setembro, partida válida pela UEFA Youth Cup, a Champions League "dos juvenis". 15 minutos do primeiro tempo e a equipe do jovem lateral-direito/zagueiro italiano, o Borussia Dortmund, já vencia o jogo por 1x0. Eis que o adversário, Legia Varsóvia, desce em contra ataque pelo lado direito do campo, Scuderi tenta travar o cruzamento do atacante adversário e obtém êxito. O problema é que ao tentar o desarme, a perna esquerda do italiano travou no gramado, fazendo com que todo o peso do jogador fosse concentrado no joelho. Uma cambalhota, seguida por uma tentativa fracassada de ficar em pé e a consciência de que algo muito grave tinha acontecido ao ver a perna contorcida em posição totalmente não natural. Ligamentos cruzados, laterais e um menisco rompido adiariam por um longo tempo o sonho do defensor italiano de estrear nos profissionais do time alemão.


ATENÇÃO: IMAGENS FORTES ABAIXO






A recuperação inicial foi estimada em 8 meses. Pouco tempo depois, devido à complicações, aumentou-se para 12 meses o prazo estimado para o retorno do jovem de 18 anos. O problema maior é que agora esse retorno pode nem acontecer. Informações publicadas por Walter Paneque, do blog 'Muralha Amarela', da ESPN, dão conta de que em entrevista a rede WAZ, Scuderi explicou que a lesão foi mais séria do que o imaginado. Houveram problemas circulatórios que poderiam inclusive ter causado a amputação do membro, o que não ocorreu graças à perícia da equipe médica que tratou do caso. Foram realizadas oito cirurgias reconstrutivas(e, muito provavelmente, serão realizadas mais algumas) mas os extensos danos comprometeram alguns nervos do pé, prejudicando movimentos e a sensibilidade do membro, essenciais para um jogador de futebol de alto nível. Scuderi chorou ao ouvir do médico, quando perguntado sobre a data de retorno aos campos, que poderia voltar, mas apenas como forma de lazer e não profissionalmente. 

Cotado(antes da lesão) como carta certa no elenco principal do Borussia para a próxima temporada, Dario Scuderi tem pela frente uma longa e difícil batalha. Os médicos não descartam a possibilidade de retorno. Muito menos o jovem atleta. O clube, através de seu CEO Hans-Joachim Watzke, já garantiu que irá oferecer toda a estrutura e apoio necessário para que o garoto possa voltar aos campos e realize o sonho de vestir a camisa aurinegra no Westfalenstadion, diante da enorme torcida amarela. 

Nós aqui do blog desejamos com todas as forças uma rápida e completa recuperação ao jovem jogador italiano. Que ele consiga superar todo a lesão e o trauma e esteja o mais rápido possível fazendo o que sempre sonhou em fazer, assim como milhares de garotos ao redor do mundo: ser um jogador de futebol.

Nesse primeiro post de 2017, toda a equipe do Olhar da Geral deseja a você, querido leitor, e a todos os seus um excelente ano, cheio de tudo que possa acontecer de melhor. Feliz ano novo e contamos com você nesse novo ano que se inicia. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário